Dia 3, de não sei quantos...

Saint Jean Pied de Port - Burguete: 30 km.

Acordei às 6h00, de uma noite mal dormida - cama horrível, quarto quente, saco-cama ainda mais quente, roupa desconfortável (deitei quase como cheguei), enfim... No café da, conheci finalmente a dona do albergue, muito simpática e cheia de dicas para a 1a etapa. Uns senhores franceses ironisavam e riam da dificuldade da etapa. Uma velhinha francesa e eu não rimos. Com o estômago aconchegado, fui para o centro do peregrino buscar um passaporte e o primeiro carimbo da jornada. Aproveitei e passei numa loginha e comprei a garrafa de água e o canivete que faltava. Conheci o Sérgio, um português do Puórto, professor de empreendedorismo da Universidade de não-lembro-onde, com quem faria uma parte da etapa. E começamos!
Se eu tivesse uma definição para esta etapa, seria o même "well, that escalated quickly !". A etapa evoluí rápida e desnecessariamente para níveis de dificuldade surreais. Do nada.

A parte fácil da etapa durou os exatos 183 metros até chegar a uma bifurcação, onde os peregrinos escolhem entre a "rota napoleônica" e a outra, "menos difícil". Seguimos Napoleão. Eu sentia que não seria boa ideia, pela história do jovem. Enfim. Fomos. E o nível da caminhada passou logo para "difícil", sem anestesia. Mas com paisagens de tirar o fôlego, felizmente! Céu azul e temperatura mais que amena.

Firam cerca de 8 km sob o Sol, saindo dos 173 metros de altitude de Saint Jean, até chegar aos 800 metros do abrigo Orisson. 
Pausa rápida no abrigo: bebi um suco de laranja, comprei uma banana e duas barrinhas de cereais. Perguntei para a moça se ainda ia subir muito, ao que ela respondeu com um enfático "a parte mais difícil ficou para trás! Buen camiño!". Ainda bem que ela mentiu. Se tivesse falado a verdade  muitos de nós teriam ficado por ali mesmo, enviando postais fictícios para familiares, dizendo o quão mágico é o camiño.
Olhamos para o painel e vimos que tínhamos feito 1/3 do caminho ate Roncesvalles. O que não vimos era o quanto ainda íamos subir. Ignorância é benção, foi a frase do dia. E fomos subindo, com mais paisagens espetaculares...
Às vezes sob o olhar estranhamente direto das ovelhas...
Tenho a certeza que aquela ovelha estava pensando "mais um inocente...". E foi dito e feito. O ceu começou a se fechar.
E o que estava difícil se tornou insano. As gotas de chuva começaram de leve, parei pegar a caoa de chuva. O legal é que a mochila da NASA nao sai fácil, é cheia de ganchos, ajustes e bolsos e eu não lembrava onde tinha guardado o raio do Poncho. Quando consegui, ja estava vento e frio. O Sérgio tinha parado bem antes para almoçar. Eu não. Agora a fome chegava e eu tinha só barras tipo Twix. Vi uma aglomeração no que parecia ser um food truck das montanhas, cheguei perto e o velhinho tinha pão, queijo, ovos, barras de cereais, licor, etc. Pedi um sanduíche e ele respondeu, lacônico "o sanduíche é você comprar o queijo e o pão e ir mordendo de um e de outro!". Ok, entonces. Comprei o "sanduíche" e algumas barras de cereais e comecei a procurar um lugar para sentar e almoçar. O problema é que o nível técnico do passeio estava prestes a mudar de insano para estúpido. 
Caso não dê para ver, a chuva se tinha transformado em granizo, a subida em quase escalada, o chão em pedras lama e água corrente. Foi lindo. Senti uma união entre peregrinos nessa momento mágico, tod@s falavam palavrões em várias línguas. Até o japonês, um sujeito normalmente contido e educado, largou um "come on! Fuck this!".

Depois de uns 15 a 20 minutos desse inferno, do outro lado descemos um pouco, a temperatura subiu o suficiente para voltar a chover normalmente.
Aproveitei para ir comendo meu sanduíche gourmet de 4 euros, enquanto me mantia atento ao chão enlameado. Só me faltava cair e ficar sem almoço.

Depois disso, continuamos subindo, mas pelo menos sem chuva. Eu fiquei de Poncho até chegar ao albergue. A experiência de colocar o objeto debaixo de chuva deixou traumas.

765 km até Santiago e, sobretudo, ainda faltavam 2 horas até Roncesvalles. E para mim, mais uns 4 km até Burguete. E ainda estávamos subindo!

Passamos a fronteira.
Caminhamos na floresta e sobre uma cama de folhas mortas
E mais paisagens...
Ate chegarmos ao último abrigo, antes do topo.
Depois do abrigo, mais 30 minutos de subida de pedra, para chegar ao Collado de Lepoeder, 1430 metros.
A partir daí, descida para Roncesvalles, no frio e com chuva. Sérgio ficou no mosteiro e nunca mais o vi.
Segui até Burguete, pela floresta, cantando sozinho para me dar ánimo, já que a "minha" van nao quis me levar, nao sem antes notar que a porcaria da distância até Santiago tinha aumentado!

Chegado a Burguete, banho, arrumei a cama, conversei com coreanos, australianos, estadunidenses e escoceses, enquanto esperava a chuva passar para ir jantar.
22h na cama, luzes se apagaram.

Paz!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...