Dia 11, de não sei quantos...

Belorado - Atapuerca: 32,2 km

O objetivo do dia era chegar a San Juan de Ortega, etapa civilizada de 23,9 km.

Penúltimo dia com o grupo. Os irlandeses vão "sair do Caminho" em Burgos e a belga deverá continuar sozinha até León. Ainda bem, porque, juntos, o ritmo é muito rápido. É bom, porque eu ganho tempo, mas também é mau, porque cansa muito.

Eu já aguardo o momento de ter menos de 500 km. Estou fora de casa há 11 dias e parece uma eternidade. A pergunta "que raios faço aqui?" é diária. Ao mesmo tempo, no dia seguinte, de algum lado surge energia para continuar com o Sol nas costas. Por agora, não sei explicar.

O Caminho segue religiosamente uma linha de igrejas. Temos encontrado muitas delas fechadas. Até agora não sabemos se é por causa do horário, dia da semana ou localidade. De vez em quando aparece uma visão destas, esculpida na rocha.

Mesmo em grupo, com essas paisagens, temos muitos momentos de silêncio absoluto entre nós. Ou quase silêncio, já que nessas subidas doidas, não tem como não ouvir minha respiração ofegante. Porquê, hein?

Meus colegas de estrada parecem mais receptivos ao lado religioso/fé do Caminho. Eu também acompanho, muitas vezes. Mas tenho ficado emocionado com as referências as guerras, ditaduras etc, que também estão presentes.

Monte de la predraja: neste lugar, em 1936, mais de 300 pessoa foram fusilados, pelas pessoas que apoiaram o golpe de estado de Franco. Anos depois, graças a relatos de familiares e descendentes, foi encontrada a vala comum onde foram jogados. Os restos foram exumados, identificados e depois as famílias deram um destino final aos entes queridos.

Fiquei em silêncio. Apenas.

Seguimos em direção a San Juan, numa parte relativamente sem muito interesse, a não ser os sinais no chão.

Ao chegar a San Juan, nos demos cinta que era uma aldeia pequenérrima, sem muita estrutura. Mais tarde viemos a saber que tinha 10 habitantes, 200 camas e pouco mais.

Decidimos ir até Atapuerca que, pelo menos teóricamente, era um pouco maior e melhor equipada. A Ingrid é a rainha do "vamos continuar só mais um pouco" e a Simona e Damien são reis de "nahh, não precisa reservar antecipadamente. Nós sempre encontramos cama!".

On the road, again! Atapuerca ficava uns 8 ou 9 km para frente.

Atapuerca podia até ser um lugar interessante. Na entrada da cidade tinha essa espécie de mini Stonehenge ibérico e uma setas para um complexo arqueológico que, pelas fotos que vi online, parece muito bem conservad. Mas não vimos nada disso porque não havia uma única cama disponível nesse fim do mundo. Eu fui ficando irritado porque podia ter reservado antes e eles foram se sentindo culpados pela situação. Tentamos até a igreja, mas ninguém sabia onde andava o padre. Eu já estava a ver a possibilidade de ter de chamar um táxi para Burgos e não estava gostando NADA da ideia. Atapuerca estava a 20 km de Burgos. Por  sorte, ouvimos um senhor inglês de 70 e tal anos, que também aparentava estar na mesma situação que nós, falar com uma senhora espanhola, que tinha arranjado cama. Saltamos na oportunidade e perguntamos se ela conseguiria mais 4 camas. Ela ligou para alguém e, milagre, conseguimos! Uma tal de Rosa tinha mais 2 quartos de casal. Ok, ok. Sim. Queremos! Damien e eu, Ingrid e Simona! Fechado! A Rosa veio nos buscar de carro - a casa era em outra aldeia a 25 km de Burgos. Ao perceber o meu olhar de fúria por ter de fazer de novo 5 km no dia seguinte, Rosa sorriu e disse que ela nos levaria a Atapuerca no dia seguinte de manhã. Menos mal.

A aldeia onde eles moram é espetacular. Vejam só a vista do "quintal".

Tem área de ginástica e quadra de… não lembro o nome exato, mas é tipo "pelota basqua" e se joga com raquetes de tênis e parece um squash gigante.

Jantamos com mais duas australianas e um casa francês que tinha vindo a pé desde Nice, na costa mediterrânea francesa. Depois dos nossos queixos caírem, o francês sorria, superior, é dizia "it's all in your head!". Eu ri e respondi "nope! Tell that to my feet!!". E rimos todos juntos, acabamos de comer e, xixi, cama!

Amanhã estarei em Burgos!

Vista da janela da sala de jantar deles

Paz!

Comentários

  1. Etapa complicada mas com final feliz, graças a hospitalidade dos moradores do Caminho para com os peregrinos. Keep Walking. Buen Camiño.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 29, de não sei quantos...

Dia 27, de 33!

Dia 26, de não sei quantos...