Dia 12, de não sei quantos...

Atapuerca - Burgos: 23,2 km

8 da manhã. Rafa, marido da Rosa nos deixou em Atapuerca, depois de ter levado os franceses. Super gentil e divertido, nos contou como eles construíram e mantêm uma piscina que ninguém usa, porque "a galera de Madrid liga e pergunta se a casa tem piscina. Eu falo que sim, mas quando eles chegam, ninguém usa porque aqui, mesmo no auge do verão, a temperatura cai oara 10 graus e a água fica gelada. Mas se eu falo que não tem piscina, ninguém vem!". Bom demais!

Assim que saímos de Atapuerca, que para mim quer dizer "amarra a porca" e pronto, começa a subida para depois descer para Burgos. É um pedaço curto, mas cansativo - circunda o aeroporto ou aeródromo, não entendi bem - e com algumas armadilhas que a Rosa nos explicou: depois de passar por cima da autoestrada, virem para a esquerda, independentemente dos sinais que virem. E depois contiem reto e virem à direita so depois do rio e continuem com o rio na direita até chegar ao centro de Burgos. Qualquer desvio dessas orientações = + 23 km! Bicho. Pensa numa caminhada atenta!

Olha Burgos ali no fundo!

E esse azul que me lembrava o céu de Brasília, hein?

Nesta foto, as duas peregrinas na direita tiveram a boa ideia de tirar os sapatos e atravessar o riozinho caminhando na água. Como se diz em esperanto, "it's always funny until someone gets hurt and then it's just hilarious". Assim que elas fizeram 3 ou 4 passos dentro da água, entenderam que não ia ser uma experiência agradável, naquela água a 5 graus e naquele rio cheio de pedras. A travessia foi um longo "aaaaaaahhhhhhhhhhhhh, goddammit!". Quando chegaram no outro lado, uma disse "well, that was a good idea!". O Damien gritou "damn róite! Nó ye feet're fókin blu!". Foi lindo!

Quando passamos do lado do aeroporto, senti uma dor no interior da coxa direita, como nunca tinha sentido. Estávamos a uns 8 km do centro e eu pensei sinceramente que o Caminho ia terminar ali, para mim. O Damien até perguntou se eu não tinha "torn your armstring". Não faço ideia do que é armstring, mas a palavra torn me fez tremer de medo. Só me lembrei do meu ano e meio parado, depois de romper o ligamento do ombro direito. E vai massagem, e vai alongamento, e vai conversa com a coxa… e a dor foi diminuindo o suficiente para chegar ao centro.

Cidade linda, Burgos! Sensação de que eu poderia morar aqui tranquilamente. A catedral, que não visitei, é surrealmente grande. Tenho a sensação que é maior que aquela coisa do Gaudí, em Barcelona.

Apenas tivemos tempo de ir lavar a roupa e ir ter nosso jantar de despedida, num bar/restaurante muito bom, algures ali no centro.

E assim foi.

Xixi, cama!

Paz!

Comentários

  1. Muito bom! As fotos sempre pareciam acontecer muito cedo pq quase não tinha ninguém. Mas voilá! Agora uma cidade com gente! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥰

    ResponderExcluir
  2. Burgos realmente é uma cidade linda. Espero que a dor na coxa não atrapalhe a tua caminhada. Keep Walking. Buen Camiño.

    ResponderExcluir
  3. Amei Burgos, que lugar lindo!!! Cy

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 29, de não sei quantos...

Dia 27, de 33!

Dia 26, de não sei quantos...