The Police se reformou...

Eu sei, não é notícia recente mas...

The money machine has hit again...

Durante anos Sting recusou todas as propostas de reformação dos The Police sob o pretexto que ele estava noutra onda, que a carreira dele tinha tomado um rumo que não permitia voltar atrás, que The Police representava o passado dele, um passado orgulhoso, mas passado. Quem conhece um pouco a historia da banda e dos integrantes sabe que a ultima tournée deles foi "sanguinária" porque eles nem se falavam. Passaram 1 ano na estrada e trocavam insultos via terceiros (advogados, na maioria).

E cada ano que passava as gravadoras iam adicionando um 0 (zero) antes da virgula no cheque prometido...

E Sting continuava aquele bastião da integridade: Não, não e não!!

E finalmente... Aceitou! The Police vai obviamente fazer uma tournée mundial que vai encher, claro, vão ganhar MUITO $, mas MUITO mesmo, e não vão gravar nenhum CD novo. Só vão capitalizar sobre as hordas de fanáticos saudosistas que o mundo engendra. São essas mesmas hordas que conseguiram trazer de volta os Duran Duran, Depeche Mode, Culture Club, Led Zeppelin (sem Bonham, um absurdo), Abba, The Who, Cream (sim, esses mesmo que tocavam com Hendrix) etc. E tentam até hoje trazer de volta os Pink Floyd (ainda tenho esperança que isso não aconteça, não porque não gosto de Pink Floyd, antes pelo contrário). Tenho muito respeito pelos Floyd que graças a guerras internas (Gilmour e Waters continuam sem se falar) não se venderam aos saudosistas. Assinaram uma trégua e tocaram juntos para uma boa causa (live8) mas nada mais.

Notem que não questiono minimamente o valor ou qualidade dessas bandas/artistas. Gostos não se discutem. Sobretudo o meu...

Não gosto dos Stones, mas pelo menos respeito o fato deles continuarem a PRODUZIR alguma coisa para suportar as tournées gigantescas que fazem. Não baseiam a receita deles unicamente no velho catálogo deles. Podem ser sexagenários mas continuam criativos.

Frank Zappa dizia algures na sua biografia, uma frase que transmite letra por letra, palavra pro palavra, o meu pensamento. Era algo como “Tento nunca ser saudosista. O mundo artístico é regido por espirais de saudosismo que o torna cada vez menos suportável a meu ver. Sempre que se atinge um status quo criativo, vamos buscar no baú algo velho, mas de muito sucesso. E essas espirais saudosistas vão se tornado cada vez mais curtas e para mim insuportáveis. Vai chegar um dia em que a humanidade não conseguirá dar um passo em frente sem sentir imediatamente saudade do passo que acabou de dar!”

Pois é Frank. They did it again...and again...

É desesperante...

Enquanto isso, fica uma das minhas preferidas. Da época onde o dinheiro não era o mais importante. Adoro a musica E a letra ;)

Comentários

  1. E viva o capitalismo! Se até o Sex Pistols voltou - de forma bastante cínica, é verdade, então, liberou geral!

    ResponderExcluir
  2. Recomendo que vejam o making off do DVD gravado em Buenos Aires. Os caras estavam quase se matando! Fique evidente o motivo do retorno... Ao mesmo tempo, é um exercício de convivência interessante (entre eles).

    ResponderExcluir
  3. Bom, como não sou gosto de ser espectador da porrada alheia, é um exercicio que não me atrai muito. E estas re-formações só testemunham a pobreza artística deste começo de milenio. Vou mas é formar uma banda para tocar musica de kualidade, e pronto! Ora pois...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...