A história é escrita pelos vencedores!

Acabei de ver um filme chamado Green Zone, do Paul Greengrass, que mostra naquela maneira norteamericana de fazer "singela-para-imbecil-entender" como o pretexto da armas de destruição massiva não era mais que isso, um pretexto para o ocidente colocar (ainda mais) pé no médio oriente. Um filme de ação como milhares, cheio de boas intenções, explosões, discursos moralistas, paz nomundo e efeitos especiais. Se quiserem ver aluguem, ou melhor ainda, baixem ilegalmente que é para ver se para de fazer filmes idiotas.

Mas o filme fez-me pensar em como eu nunca tinha visto até agora um blockbuster sobre o mesmo assunto mas filmdo do ponto de vista Iraquiano. Da mesma forma, nunca vi um filme sobre a guerra do Vietnam filmado do ponto de vista vietnamita, sobre guerra da Argélia sob o prisma argelino, etc, etc, já perceberam onde quero chegar.

Já dizia isso George "Big Brother is watching you" Orwell, há umas décadas atrás. E dei-me conta que não é bem assim. Nem sempre a história é escrita pelos vencedores. Ela é simplesmente escrita pelos detentores dos meios de comunicação.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...