Sub|version: Apili (José Carlos Schwarz cover)

E voltei a isto. Desta vez a vítima é uma musica do José carlos Schwarz, para mim, o maior autor/compositor da Guiné-Bissau (o Zé Manel é outro que espero falar mais tarde). A música se chama Apili, data dos anos 70, logo após a independencia da Guiné, salvo erro.
A letra traduzida seria algo como:

Apili, Apili, Apili, Sempre perto do seu homem.
Macho, macho grande, Combatente do povo
Mas os tugas (colonos portugueses) arrumaram as suas coisas
Para voltar para a terra deles
Os (nossos) combatentes entraram na praça
O home de Apili foi. Foi buscar outra mulher, uma mulher que saiba entrar e sair
Apili ficou sozinha com a lembrança de canseira, de fome e atormento
Apili não te deixes ir, não abandones
A verdade do partido não se perde, a não ser na boca dos mal-intecionados
------------------------------------------------------
Esta música, o contexto em que foi produzida são histórias que merecem ser contadas. O Zé Carlos tem uma influencia gigantesca na minha vida. Considero a musica dele como o blues da Guiné-Bissau. Tem tanta nostalgia e ao mesmo tempo é cheia de esperança, de uma época, um momento da história em que quase todos os guineenses tinham a certeza quem a Guiné ia ser um paraíso para todos. A história revelou-se perversa e a Guiné foi afundando cada vez mais na lama. Mas isso é outra história.

Zé Carlos, como é conhecido entre os guineenses, ´foi tão influente em mim quanto Jimi Hendrix, Frank Zappa e Chico Buarque. Exímios músicos, poetas, escritores, líderes inspiradores e carismáticos...

Comentários

  1. Tem mesmo a tristeza nostálgica do blues. É lindo.
    Obrigada por me apresentar um pouco mais dessa nossa África.
    Adorei o post, a música, tudo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo, lindo!! Uma África que o mundo desconhece. Obrigada por me mostrar tamanha beleza!!!!!

    P.S: Ficaria feliz demais, se você cantasse Chico Buarque!! rsrs

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Um dia eu hei de fazer como que uma tese musical e mostrar como a música é universal. Encontram-se caracteristicas comuns entre as músicas do mundo inteiro. É fascinante.
    PS: Chico é bom demais!

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, legal essa ideia da tese musical. Gostei muito e você sabe que eu cobro em? rsrs

    P.S: Fugiu do meu pedido...rsrs!!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa musica é perfeita para mim,e com o teu arranjo fou ainda melhor. Parabéns!

    Apilly Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Apilly! Que fantástica coincidência! Ou não? És da Guiné? Que bom que gostaste do arranjo. Embora eu ache que nada fica tão bom como a versão do Zé Carlos :)
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. realmente zé Carlos canta muito bem e a musica me emociona! eu sou brasileira.

    Apilly

    ResponderExcluir
  8. Se gostaste de Zé Carlos, tenta ouvir Zé Manel. É também fantástico. Ainda vou tocar uma dele e colocar aqui :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...