Problemas de comunicação

Quando é que deixamos de ouvir? Na realidade as pessoas falam e falam muito. Nós é que não ouvimos. Ou não queremos ouvir. Ou já estamos de tal forma poluídos pelo ruído á nossa volta que o nosso sistema criou um "firewall" automático, extremamente agressivo, que pouca diferença faz entre o que é comunicação legitima e "spam". É triste. É triste porque o feitiço acaba sempre por se virar contra o feiticeiro e da mesma forma que já não ouvimos quem fala connosco, também pouca gente ouve o que teremos a dizer.

E assim, no inicio do milénio mais desenvolvido em termos de comunicações, vamos criando uma nova "raça" de pessoas que só se importam com eles mesmos. E quem pode acusar de seja o que for? Quem pode apontar o dedo? Ninguém! Porque entende-se que é uma mera questão de sobrevivência, de manter o mínimo de sinais vitais aparentes para que não nos tornemos invisíveis (o que em termos sociais seria catastrófico, não é?). É muito estranho. Os pais pouco ou nada ouvem os filhos porque continuam a não ter tempo (pergunto-me porque têm filhos...), os casais continuam com pouco dialogo sobre objectivos diferentes que genuinamente existem (de onde vem essa ideia que quando se casa ou emparelha tem que se ter os mesmo objectivos?) e tentam á martelada conciliá-los sem (ou raramente) os verbalizar, os avós deixaram de ter aquele papel de ancião que felizmente ainda se conhece nalgumas civilizações menos "civilizadas" (dedo no olho!), e por fim as instituições e os políticos são hoje aquela coisa que vemos assim lá ao longe, que não falam a nossa língua e em quem não temos confiança. Por exemplo houve quem dissesse que os democratas americanos perderam a eleição presidencial em 2002 porque não falavam a língua do povo, utilizavam palavras e frases muito complicadas que davam logo a impressão ao já amedrontado eleitorado, que estavam a tentar confundi-los. Também compreendo essa justificação, mas mais uma vez grande parte do problema não está no emissor mas sim em como se ouve!. Exige esforço, exige concentração e mais do que tudo exige vontade genuína de mudar para melhor, algo que acredito não seja nos dias de hoje atributo da maioria...infelizmente.

Mas acredito! E sou optimista...é uma questão de sobrevivência...

Comentários

  1. O texto é pra fazer todo mundo ir cada um pro seu canto pensar no que anda a fazer...

    E os quadrinhos são ótimos!!!

    ;)

    Sandra.

    ResponderExcluir
  2. É. Essa coisa de que cada um deveria poder pensar um pouco mais nas coisas que faz... talvez seja a solução. Só sei que aqui onde trabalho ninguém ouve ninguém e normalmente a razão fica com quem gritou mais alto...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...