A serenidade para aceitar as coisas...

Como disse Reinhold Niebuhr na “Oração da Serenidade” (1934): ""Deus, dá-nos a graça de aceitar com serenidade as coisas que não podem ser mudadas, coragem de mudar as coisas que devem ser mudadas, e sabedoria para distinguir uma das outras.". Primeiro gostaria salientar que contrariamente ao que o povo pensa, esta oração não vem da bíblia e, embora obviamente religiosa, ela faz parte de uma serie de manifestos filosóficos do jovem acima citado, e não de algum livro fanático-depressivo...

Continuando...

Se, mesmo estando 99% convicto de que a minha atitude é a correta, que as soluções que proponho para diversos problemas são quase sempre validas e corretas, que a minha visão “fria” e analítica dos eventos e das pessoas me dá mais fundamento para antever o desastre (nem sei se consigo explicar o que sinto...), por mais que isso e muito mais, eu é que me encontro sempre na posição do julgado, do desadaptado, do peixe fora de água. Ou seja o mundo anda torto e eu tenho que me entortar para poder não entrar em choque. É isso? Porque se não faço isso, sofro com isso, estou sempre a contra-corrente, e eu não sou de sofrer.

Conclusão: acho que vou voltar à terapia para aprender a lidar melhor com os defeitos dos outros! E quem achar que estou a ser arrogante, melhor nem falar comigo...

E mais um pouco de paz:

Comentários

  1. David, talvez não sejam defeitos os dos outros, mas sim a manifestação de que estão em um estágio diferente do seu. Você pode já ter visto e digerido coisas que outros não perceberam. Vamos pensar assim e acreditar que todos estejamos a caminhar pela mesma trilha. Alguns andam mais rápido, como você, outros, mais devagar, e há ainda os que fazem desvios e demoram mais e mais a chegar...

    Beijos.

    Sandra.

    ResponderExcluir
  2. Querido, a mesma convicção que você tem a outra parte pode tê-la também, pense nisso!

    Beijos

    P.S Adoro essa música...

    ResponderExcluir
  3. David,
    Â terapia realmente vai ajuda-lo a reconhecer e respeitar as diferenças...todos nós temos defeitos... nem vc está certo e nem os outros... aprendemos a conviver uns com os outros. Esse é o nosso trabalho diário. Ninguém vive sozinho no mundo. Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.

    bjs
    Beth

    ResponderExcluir
  4. Wow. Meu post mais comentado até agora! Quem diria? :D
    Por isso, mesmo sendo agnóstico, gosto dessa frase: aceitar com serenidade as coisas que não podem ser mudadas, coragem de mudar as que devem ser mudadas, e sabedoria para distinguir umas das outras ;)
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...