Apologize for the good things you've done...

Uma vez eu vi um documentário sobre um das minhas bandas preferidas, Fishbone. O documentário tinha o mesmo nome que o que era na altura o último disco deles: "The Reality of my Surroundings" - en passant, é um disco absolutamente fabuloso, que aconselho a qualquer terráqueo com o orelhas limpas e abertas. Mas não é disso que se trata, aqui.

No documentário, como dizia antes de ser interrompido por mim mesmo, os vários integrantes da banda são entrevistados. Uma das perguntas que lhe é feita é precisamente "what is the reality of your surroundings?". O baixista, John Norwood Fisher respondeu assim:
The reality of my surroundings is that I always try to do right, but end up doing wrong. Oh lord have mercy!
Essa frase sempre me fez pensar na nossa realidade, na minha condição humana em pelo menos tres graus:
  • A minha capacidade em aceitar os erros dos outros e, mais importante ainda, os meu próprios erros.
  • Um pouco mais profundo, em como aceitar que uma ação fundamentada numa boa intenção possa eventualmente trazer mais estragos do que benfeitorias.
  • Ainda mais profundo, quando fazemos uma coisa, tomamos uma decisão aparentemente incompreensível, cujo benefício só ficará evidente a médio ou longo prazo, mas a(s) pessoa(s) beneficiada não têm essa perspectiva.
Aí é que entra o pedido de desculpa...

Folks, the bottom line is: if you want to live well, at peace and in harmony with your surroundings, always apologize for the bad things you've done. And every now and then, apologize for the good things you've done, too.

Comentários

  1. Muito engraçado o texto "apêndice" (her/his diary)! Mas reflete a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  2. Mulheres e homens... que combinação :D

    ResponderExcluir
  3. Não conheço combinação melhor!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 29, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...