Cortesia...na vida real

Entrei no ônibus com a mochila pesada com o computador e papelada. Todos os lugares estão ocupados. Com os fones no ouvido e música de qualidade loud as fuck, dirijo-me para o fundo onde fico de pé ao lado de dois jovens com cara de quase 30, que discutem alegremente o dia. Nesse instante entram duas meninas, uma com cara de quase 30 e outra talvez um pouco mais velha, 30 e poucos, ambas lindas. As duas carregam uma minuscula bolsa de mão. Mal elas chegam perto de mim os dois cavalheiros estendem sincronizadamente os braços em sinal de "quer que eu carregue a sua bolsa?" (sim, aqui no Brasil é assim. Quem está sentado normalmente oferece-se para carregar o peso de quem está de pé. Nunca vi isso em nenhum outro lugar por onde passei). O gesto deles pareceu ensaiado. E eu pensei "que simpáticos" e continuei na minha. As duas meninas acharam piada ao gesto e uma delas aceitou o convite. Ela entregou a bolsa com um sorriso irônico no olhar que dizia algo como "vou deixar ele acreditar, é facil fazer uma pessoa feliz". A outra, mais velha decidiu levar a brincadeira mais longe. Piscou-me o olho, olhou para o outro rapaz que tinha a esperança de "ganhar" a segunda bolsa, fez o gesto de entregar, o rapaz estendeu os braços e ela, no ultimo instante, travou. Seguiu-se o este diálogo:
  • Menina 2 (com uma voz e um sorriso com uma inocência desconcertante): porque você não ajuda antes o rapaz aí (eu)?
  • Rapaz 2 (com cara de burro espantado): hã?
  • Menina 2: sim, ele estava ali do seu lado e a mochila dele parece bem mais pesada que a minha bolsinha...
  • Menina 1 (entendendo o jogo, falando comigo): xii, verdade. Desculpe. Passe sua bolsa para ele. Eu pego a minha (e faz o gesto de tirar a bolsa que tinha entregue ao rapaz 1)
  • Rapaz 2 (com cara de quem acabou de ver aparecer Gandalf, o branco ou o avô Smurf): Pô, foi mal, cara! Nem te vi. Passa sua mochilaê!
  • Eu (lutando para não me cagar): Que isso. Relaxa. Tô tranquilo. Nem é assim tão pesado. Dói só um pouco mas eu vou descer já, já...
  • Meninas (quase em coro): Ah para. Deixa ele carregar a sua mochila! Você vai se machucar por nada. Né moço? (olhando para os rapazes)
  • Rapazes (coro sincronizado): Claro, claro. Dá para ajudar tranquilo...
  • Eu: Ok. pegaí então! Obrigado. Sério. Bem simpáticos.
Nesse instante passam 2 velhas com compras que aproveitam da simpatia dos jovens e entregam as compras, enquanto as meninas recuperam as suas bolsas sob o olhar incrédulo do cordiais amigos. Elas desceram na paragem seguinte e se despediram com um beijo lançado para os dois e alguns sorrisos. O rapaz dois aguentou 2 paragens com a minha mochila e as compras e depois senti pena. Peguei a mochila, desci e ri até agora, momento em que escrevo estas linhas...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...