Leituras negras...

Quando fui trabalhar para Luanda, em 2005, inconscientemente decidi que ia ler mais. E ler não só Steinbeck, mas também dar uma chance a outros autores menos familiares. Foi assim que li o complexo Invisible Man de Ralph Ellison. Livro que, aliás, vou ter que ler outra vez para realmente tocar com o dedo toda a densidade do livro. Afinal de contas foi acho que foi a minha primeira tentativa com a literatura negra (Engraçado. Nunca tinha pensado nisso antes de escrever estas palavras, mas acho que Ralph Ellison é o único autor negro que eu li até agora...

Dizia eu então, que li alguns livros. Coincidentemente, fiquei-me por dois autores africanos que não tinha tocado: Pepetela e Mia Couto.

Do Pepetela li Jaime Bunda, agente secreto, que achei ridículo, embora tenha seu interesse para quem conheça Luanda, porque retrata muito bem os lugares e costumes das pessoas e da cidade. Já o A Geração da Utopia é, para mim, outro campeonato. Brilhantemente escrito, retrata uma geração que eu conheço bem, a dos nossos pais, no momento de guerras de descolonização. Por mais que o livro fale exclusivamente da versão angolana da história, ele acaba por contar uma historia que creio, é comum à maior parte dos países que na altura estavam sob o jugo português. Sonhos, lutas, fugas, raizes fora da terra, lágrimas, paixões e muita esperança...
Gostaria também de ler o Mayombe, que parece ser o livro mais conhecido dele, a julgar pela quantidade de pessoas que mo aconselharam. Mas mais do que Mayombe, gostaria de ler (se encontrar aqui no Brasil) o Predadores, livro onde ele "ficcionaliza" a "geração da utopia" 20 anos mais tarde, desta vez no poder, e com o destino do país nas mãos. Digo “ficcionaliza” mas, para dizer a verdade a única ficção que deve haver no livro deve ser a invenção dos nomes dos personagens do livro, infelizmente.

O outro autor que descobri foi o Mia Couto. E aqui, meus amigos, a descoberta foi quase uma epifania. Para quem não sabe, eu não sou muito leitor. Ler, para mim requer um esforço muito grande. Não foi o caso ao ler este pequeno livro Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. Foi tão bom ler este livro (escolhido à sorte na prateleira da livraria) que me é difícil explicar do que gostei. Se foi da historia do retorno à terra do personagem central, se foi por ser a minha desvirginização sinestésica (palavras com cor/som/cheiro/sabor?). Até ler este livro eu não acreditava que fosse possível), se foi por ver um autor re-inventar com palavras, como o músico compõe fora da escala ocidental de 12 tons...enfim...O mais estranho é ele inventar palavras que eu percebi e que fizeram/fazem total sentido.

O próximo livro deverá ser o Ultimo vôo do flamingo ou ainda o Terra Sonâmbula - talvez o mais conhecido dele?

Neste momento, vou mergulhar pela terceira vez no 100 anos de solidão do Gabriel Garcia Marquez (convencido que deveria fazer o esforço de ler o livro na sua lingua original...), também a minha primeira leitura de um autor latinoamericano. Raramente um livro lutou contra mim como este. Espero que ele ganhe. Melhor. Espero que ele me ganhe...

Já que estou aqui, deixo o registo que o Mobi Dick de Herman Melville nao vale a fama. Isso percebi eu depois de 135 capitulos e mais de 800 páginas. Não entendo porque este livro é considerado uma obra de arte...por pessoas que não caçam baleias... não vamos discutir gostos....

Comentários

  1. David,
    Estás a perder a pedalada. Há uma semana que não escreves.

    Beijos a todos,

    Inês

    ResponderExcluir
  2. Eu a ti recomendava-te o "Stranger in a strange land" do Robert Heinlein. Não sei porquê, mas acho que ias gostar. ;)

    ResponderExcluir
  3. Gracias. Vou procurar. Contente em te ler aqui :)

    ResponderExcluir
  4. valeu pelas dicas, david!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...