Como perder um ou mais clientes...

Vou contar está história aqui, depois de ter esgotado todas as outras opções de resolução, pelos canais oficiais da #TAP. É basicamente a história de como é fácil perder um cliente relativamente fiel.

Em algum momento de 2019, comprei milhas da Livelo, que depois transferi para a TAP, para comprar passagens de Lisboa para São Vicente (Cabo Verde), em julho de 2020. Comprei a ida e volta de Brasília até Lisboa pela Azul e a parte de Lisboa para São Vicente com milhas da TAP. Eram passagens para 4 adultos, então gastei 400 mil milhas. Chega o mês de março de 2020 e uma pandemia atropela o mundo e os nossos planos de férias. Como a maioria das companhias aéreas, a Azul e a TAP aceitam mudar as datas das viagens, sem custos adicionais, e mudámos as nossas férias para julho de 2021. Quando chegamos mais perto da viagem, o mundo estava a tentar sair de uma segunda onda de Covid, bem mais violenta e virulenta que a primeira, e nós vimos obtidos a, desta vez, cancelar a nossa viagem. Com pequenos custos aqui e ali, as duas companhias aéreas aceitam o cancelamento, mediante vouchers para usar posteriormente. A TAP voltou com as milhas para a minha conta Miles&Go, não sem, antes, gastar horas no telefone, ouvindo música repetitiva. Uma sugestão simples: colocar uma rádio ou uma playlist de Spotify, sei lá. Enfim. O importante é que devolveram as milhas.

Até as tomarem de volta.

Explicando. Em meados de agosto, recebi dois e-mails da TAP, com 2 dos 4 vouchers que eles tinham prometido, quando cancelei a viagem. Os vouchers não são presentes. Foi a forma que eles arranjaram para reembolsar as taxas que eu tinha pago no cartão de crédito, e que não podiam ser devolvidas em milhas. Ao ver só dois vouchers, entro na minha conta e deparo-me com a desagradável surpresa de ter cerca de 120 mil milhas a menos. "Long story short", depois de alguma investigação, dei-me conta que essas milhas expiraram, simplesmente. Nota: sou cliente dos clubes da Smiles e Latam e, sempre que alguma milha está prestes a expirar, eu recebo um pequeno e-mail que me permite fazer alguma coisa o para não perder as milhas. Por isso são chamados de programas de fidelidade. Menos na TAP, aparentemente. Digo isso porque não recebi absolutamente nenhuma comunicação sobre as milhas a expirar. Nada. E não era por falta de dados meus, já que eles me ligaram algumas vezes para propor que eu assinasse o clube deles também. Hoje, depois de mais horas à espera no telefone, obtive o "lamento" final. Ficou assim mesmo, 120 mil milhas desapareceram. E a TAP espera que eu continue cliente. A única coisa que prometeram é que os 2 vouchers que faltam vão ser entregues. Não sei quando.
E não pára por aí. A minha mãe comprou uma ida e volta, de Brasília para Lisboa, também com milhas (conta dela). E ela assinou o clube deles. E hoje, perdeu o voo de volta para Brasília, mesmo estando no aeroporto com check-in feito e tudo. O erro dela foi ter errado o tipo de teste de Covid que ela precisava fazer, para voltar para o Brasil. Até aí, tudo bem. O erro foi dela. Onde a coisa estragou de vez foi que a Miles&Go queria cobrar mais de 90 mil milhas, para mudar a viagem de volta dela, sob o pretexto de que "as milhas que ela tinha usado para comprar essa passagem, entretanto caducaram". Nota importante: o valor da dita passagem de Lisboa para Brasília custava 53 mil milhas. Não me peçam para explicar isso. Como é que isso se resolveu? Eu usei 53 mil milhas da minha conta e comprei a passagem de volta da minha mãe. Entre as milhas que expiraram "na calada da noite" e a passagem que tive de comprar para trazer a minha mãe de volta, porque a TAP tem umas regras predadoras para com o seu cliente, foram-se mais de 170 mil milhas que nunca teriam sido perdidas, se a empresa de fato fosse "orientada para o cliente", muitas repetem ad nauseum.

O que sobra disto? Uma experiência de cliente horrorosa (inclusive com a minha mãe que PAGA o clube deles), uma sensação desagradável de "roubo legalizado" e uma família inteira que vai abandonar a empresa. Vender as milhas e ficar longe da TAP, é o que vai certamente acontecer. E espero, no meu canto, que o mesmo não aconteça com os outros programas de fidelidade...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...