Quando precisamos de apoio...

Faz algum tempo que não venho aqui. E o último texto foi triste, como o momento que estávamos e ainda estamos atravessando, aqui. Da história da Geisa, a boa notícia que restou para os os sobrevivente é que o Vicente está vivo , forte e bem, com o pai, os irmãos e o resto da família e amig@s que, tenho certeza, lhe darão todo o amor que ele e qualquer ser humano merece. Continuo na torcida por eles tdo@s.

Depois de meses mais sombrios, a vacina está, finalmente trazendo esperança tão ansiada, por todos nós. Tomara que assim continue. Tomei, na sexta passada, a segunda dose da AstraZeneca, maior parte da família próxima e amig@s já tomou pelo menos uma dose de alguma vacina. Melhores dias virão, com certeza.

Parei a terapia. Ou pausei, pelo menos. Aquele desconforto de estar a ir por obrigação voltou a aparecer, então suspendi. Tenho de perguntar ao meu redor se está tudo igual ou sé melhor eu voltar logo para as sessões! :D

Longe de dizer que resolvi todos os traumas, mas a sensação é de estar num periodo mais calmo, "gerível" sem demais artefactos, próteses ou muletas para alma, como dizia a Mafalda. E não é porque o Mundo lá fora tenha dado uma trégua. Apenas pareço estar com suficiente poder de encaixe para estes tempos. Por enquanto. E tenho conseguido compor, tocar, cantar. Enquanto houver essa energia, tá tudo mais ou menos bem.


E um assunto bala na minha cabeça há meses, para desabafar aqui. Quando devemos apoiar as pessoas. A resposta óbvia parece ser "quando elas precisam". Mas, nu fundo as pessoas, nós, precisamos sempre de apoio, de validação, de alicerces e fundações, de um ombro para se encostar ou até subir, para alcançar as estrelas.

Eu me pergunto quando é que esse apoio é o mais valioso? Empiricamente, eu diria que é preciso apoiar as pessoas não suas escolhas difíceis. Mais ainda, nas suas escolhas erradas. "Estar lá" quando a escolha é evidente, é "senso comum" ou é fácil, não deixa de ser importante (veja o parágrafo anterior). Mas quando a escolha é complicada e cheia de nós, quando ela parece não fazer sentido nenhum para a maioria, mas parece ser tão límpida para a pessoa? Esse é o momento mais difícil de apoiar e, ironicamente, é precisamente o momento que essa pessoa mais precisa de "chão" para se impulsionar.

E no momento das escolhas erradas, esse apoio me parece ser mais importante ainda, para ajudar a digerir o fracasso, processar o aprendizado e distilar a todo e qualquer sentimento de "culpa" que é a pior âncora que tende a sobrar nos destroços. O apoio aí, se torna vital. Assim entendo, me colocando do outro lado, do lado de "que tipo de apoio eu teria desejado" quando errei nas minhas escolha.

E no fim de tudo, é de amor que se trata.

E deixo aqui imagens do que parece ter acontecido em outra vida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...