Dependências...

Eu tenho uma noção muito boa das minhas intolerâncias... acho...

E tenho pensado nas dependências, todo o tipo de dependências – coisas, dispositivos, religiões, pessoas, substâncias...

Com uma pesquisa profunda (I googled it), encontrei isto:
Dependência é o essência da ocorrência de abusos. – o cão, a criança, a mulher maltratada, os deficientes e os enfermos.”

O que causa dependência?
A incapacidade para cumprir as necessidades de alguém de forma independente.

Estudo de caso: cão de estimação
  1. Domesticado, nascido e criado longe do ambiente natural (falsa dependência)
  2. Comprado e levado para a casa nova (propriedade)
  3. Inicialmente a cargo (condicional)
  4. Incapacidade, devido ao ambiente para satisfazer suas necessidades físicas - não consegue ter acesso a um ambiente sustentável, provido de alimentos, da água e calor.
Ou seja, a dependência está diretamente ligada ao abuso. Mais ainda, o abuso é uma consequência direta da dependência. Talvez seja por isso que eu sou intolerante, não sei...

Não consigo lidar com cães. Não mais. Não são cães, é toda a cena dos animais domésticos. Não foi sempre assim. Já houve um tempo em que eu conseguia. Eu podia cuidar deles, da alimentação / lavagem / caminhada / pet-shop etc, sem sentir que era um fardo. Hoje, tudo isso requer um esforço que, 99% das vezes eu não estou disposto a fazer. Eles são demasiado carentes de atenção e a idéia de que sem mim não são nada é demasiado pesada. E não é apenas quando eles são pequenos. É um compromisso de vida.

Há uns tempos atrás eu olhava como meu irmão brincava com os cães da minha mãe e em vez de sorrir ternamente com a cena, fiquei chateado. E é a mesma coisa com as pessoas. Fico tão irritado com as dependências das pessoas em substâncias (legais ou ilegais, a diferença é unicamente se paga impostos ou não...) como em pessoas e "coisas". Sabiam que os telefones celulares são agora considerados próteses? Para bom entendedor...

O que quero dizer é simples: acredito na espécie humana, mesmo se a história mostra que estou errado. Sou crente, definitivamente. Eu acredito que tudo está em nós, que podemos viver sem qualquer tipo de prótese. A nossa mente é fantástica e o instinto de sobrevivência pode nos levar longe. Não estou a tentar ser paternalista ou politicamente correto ao dizer parvamente "as drogas são máááááássss! Levem uma vida saudável, pratiquem algum esporte e comam legumes!". O que quero dizer é simplesmente “não dependam de nada”. No dia em que eu não puder fazer alguma coisa porque preciso da minha “dose” – seja ela um baseado, um antidepressivo, o meu mais recente “gimmick”, a atenção ou opinião de alguém – será sinal que está tudo muito mal parado... Sim, porque isso significará simplesmente que no dia que essa “dose” faltar, vou ter uma ressaca violenta e que ela vai doer muito!

E o pior de tudo é que quando nos tornamos dependentes, perdemos a parte do prazer (seja do baseado, uma linha de cocaína, um copo de vinho, uma frase de qualquer livro de fé, uma conversa amigável com seu melhor amigo, a atenção do seu amante, etc.). Torna-se apenas uma necessidade fisiológica, o corpo a dizer ao cérebro "agora eu é que mando nisto tudo!". E eu acho isso uma merda. Prefiro ter controle. Mesmo quando o perder. Porquê? Se voltarmos à correlação de que falei no início, simplesmente porque não quero ficar à mercê do abuso. Nem remotamente...

Pouco a pouco eu vou descobrindo as minhas dependências – é, podem ter pensado eu pensava que não tinha nenhuma...

Algumas estiveram sempre lá (mesmo se eu ainda luto contra elas, tenho de ser coerente, não é?), como a dependência na família (estreita ou alargada). Bom, é uma via de mão dupla. Felizmente eu ainda tenho que chegar ao ponto onde eu não quero que meu filho precise de mim. É talvez o único furo na minha teoria, já que ainda estou muito confortável com essa dependência:). O mesmo não se aplica aos adultos. Esses parecem-me patéticos (sim, eu sou patético. Sue me!) Outras dependências que fui descobrindo com o tempo: tenho a sensação que tenho uma dependência na criação. Tenho que criar alguma coisa, ser produtivo de alguma forma porque senão eu fico de ressaca. E fiquei nesse estado durante uns. Por quê? Acho que é porque essa dependência depende de outra – isto vai ficar estranho. Pelo que percebi, não consigo ser criativo quando eu quiser. Eu preciso de alguém para me desafiar, para puxar por mim, estimular. Digo isso porque, por exemplo, as minhas melhores criações musicais aconteceram quando eu tinha uma banda, quando eu tinha outras pessoas para me empurrar um pouco. Hoje eu tenho todas as condições para ser criativo tenho um “pânico da pagina branca”. Engraçado não é? E quando estou assim fico com medo (sim, eu luto contra o medo. Sempre!) Porque nesse momento o pensamento mais fácil é achar que o meu melhor já está atrás de mi, já foi feito. E isso sei que não está certo. Sinto não pode estar certo ...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 29, de não sei quantos...

Dia 27, de 33!

Dia 26, de não sei quantos...