O preço da ausência...

Tenho uma irmã que mora em Paris e um irmão que mora em Nova Iorque. Com as suas respectivas famílias. Eu já morei em Bissau, Lisboa, Luanda, Paris, Montpellier e Brasília. Fora Bissau, já trabalhei em cada uma dessas cidades + Madrid. E tenho amigos queridos em algumas dessas cidades. Amigos daqueles para quem eu daria a vida se necessário.

Imagino os suspiros e exclamações. Quando me fazem a pergunta sobre de onde venho, conto essa versão rápida sem tentar entrar em muitos detalhes. E invariavelmente tenho direito a olhares fascinados. Não vou dizer que não foi bom, muito embora tenha sido a consequência de um "ir para onde o vento me leva" desorganizado. E esse aparente glamour tem um preço. Antes de escolherem esse caminho, é bom saber o preço. tudo tem um preço...

A minha irmã está doente. Do outro lado do mundo. Não posso fazer nada. Ou muito pouco. É uma frustração que vai até à dor. Não desejo isso a ninguém. Acho que que a última vez que me senti assim foi quando o meu filhote era bebé e estava doente. Ele chorava de dor e não havia nada que eu pudesse fazer fora dar os remédios, atenção e carinho, até passar. É o preço de estar longe dela. Gostaria de poder estar lá, ajudar com as coisas simples do dia a dia, dar mimo, conversar com ela, ouvir os medos, etc. Invés disso, estou a léguas de distância. Impotente. Ausente. E eu sei que ela precisa de mim, talvez como nunca precisou antes...é uma merda.

E o preço aumenta com as crianças. Não vi os meus sobrinhos crescer. Não vi os que moram em Paris e agora não vejo o que mora em Nova Iorque. A nossa realidade é ver-nos, quando muito, uma vez por ano. E nessa idade mais nova, quando a memória é de tão curto prazo, é como se tivéssemos de nos conhecer de novo a cada encontro. Apego-me a coisas tão inócuas como eles se lembrarem de mim, conseguirem dizer o meu nome, pequenas lapsos da minha existência na vida deles. Sim, porque eles existem na minha todos os dias quando passo pelas fotos que tenho em casa. E isso não chega. Está longe de chegar. Eu quero-os todos aqui comigo, onde quer que esse "aqui" seja. Os ingleses e/ou americanos dizem home is where the heart is. Bullshit. Home is where the close family is...

E o filho também paga o preço. E o pobre coitado não tem sequer escolha. O meu filho não tem hoje nenhum primo com quem brincar. Nenhum. E nenhum tio ou tia onde se abrigar quando os pais dele estiverem a ser idiotas. Ele não sabe o que é crescer com os primos por perto, como eu tive a sorte de ter. Sorte, o caralho. Essa é a situação normal, essa é a regra. Ele, infelizmente, vive a excepção.

Pois é. Esta verborreia saiu toda de uma vez. Apenas queria poder cuidar da minha irmãzinha. Só isso...

Comentários

  1. Eu podia dizer:"Tudo vai dar certo","Ela vai ficar boa", como imagino q seus amigos estão dizendo com toda sinceridade. Mas eu sei que o que vc quer é estar com sua irmã, abraçá-la forte e não soltá-la nunca mais. Então, calo-me.
    "vamos ouvir esse silêncio (...)
    amplificado no amplificador
    do estetoscópio do doutor
    no lado esquerdo do peito esse tambor"
    (Silêncio, de Arnaldo Antunes)

    ResponderExcluir
  2. Estar junto da família é o nosso desejo, mas quando não é possível
    podemos sempre que puder lembrá-los do quanto amamos e, mesmo
    distante estamos torcendo por sua recuperação. Ter a certeza que estamos
    sendo amados, mesmo a distância, é um acalanto para nossas dores.
    isla

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...