Música, letra, versões e traduções...

Um dos grandes inconvenientes de ser músico no sentido abrangente da palavra - não reduzindo aos que vivem da arte, mas incluindo quem toca um instrumento, quem compõe etc - é nunca mais ser capaz de ouvir uma música de forma, digamos, inocente. Deduzo que é o mesmo problema para quem sabe de cinema tecnicamente e vai ver um filme, para quem escreve e lê um livro... Temos um olhar que é um misto de isenção e avaliação técnica da coisa. Pelo menos para mim é assim. Há muito que deixei de conseguir ouvir uma música sem minimamente prestar atenção aos instrumentos, aos arranjos, às melodias e harmonias, a como o compositor "resolveu" uma sequencia de acordes, etc. Nesse sentido, gostaria de poder voltar a tempos mais simples.

Mas divaguei...

Ao mesmo tempo que não consigo simplificar a minha avaliação de uma canção, raramente separo a letra da música. Se gosto, é porque o conjunto me agradou. A obra é o conjunto, é difícil separar. E nesse contexto, é raríssimo eu gostar de uma música linda com uma letra idiota.  Um belo exemplo são os Red Hot Chilli Peppers. Para mim, um desespero. É uma banda que tem umas músicas muito boas, apetrechadas das letras mais idiotas que me vem à memória. Alguns (fãs) dirão que é feito de propósito. Mesmo assim...Zappa já escreveu letras intencionalmente imbecis que era obras de arte. Não é o caso para os RHCP. Lembrei-me disto porque hoje vinha no carro a ouvir o Suck My Kiss. Musicalmente fabuloso, fantasticamente executado por exímios músicos, mas...paupérrima letra. Olhem só este trecho fabuloso:
K - I - S - S - I - N - G
Chicka chicka dee
Do me like a banshee
Low brow is how
Swimming in the sound
Of bow wow wow
Aw baby do me now
Do me here I do allow
Sem mais comentários...

É por isso que também curto muito pouco traduções de músicas conhecidas. Além de evidenciar (na minha opinião) uma estrema falta de criatividade de quem se limitou a traduzir, é como se violasse a obra de quem criou. Nada a ver com o uso de samples etc. Isso é usar algo para criar outra coisa. Isso mostra criatividade, isso agrega valor. Consigo até considerar "escrever outra letra sobre uma mesma música" como algo criativo. Mas aí me parece arrogante. Tipo "achei que a letra original não era suficientemente boa.

Enfim. Apenas mais uma implicância minha. Um dia vou escrever um post só com as minhas implicâncias - nesse momento saberei se são muitas.

Comentários

  1. Bem que eu sempre tive a certeza que você não poderia curtir Red Hot hahahahha
    Já que você mencionou traduções, digo que algumas da Alanis já me decepcionaram profundamente...

    ResponderExcluir
  2. Bem que eu sempre tive a certeza que você não poderia curtir Red Hot hahahahha
    Já que você mencionou traduções, digo que algumas da Alanis já me decepcionaram profundamente...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...