Sabes o que mais me incomoda?

Contextualização rápida, para quem ler isto sem saber do que se trata: a situação política no Brasil está numa encruzilhada assustadora. Um esquema de corrupção duradouro, uma crise econômica, uma polarização popular extremamente agressiva (chamam aqui de Fla-Flu político, como referência à rivalidade esportiva entre o Flamengo e o Fluminense) e uma coisa chamada Internet e redes “sociais”, que é como tentar apagar fogo com gasolina.

E vamos então a isto.

Sabes o que mais me incomoda? É a polarização política nos ter levado a ter medo de discutir para evitar o conflito. É eu evitar assuntos com família, amigos, colegas, só para evitar o desgaste do debate. É eu me ver entrincheirado. É eu me observar, quase como uma experiência fora do corpo, e ver que aqui e ali, eu reconheço que o outro lado tem um bom argumento ao qual vou, no calor da discussão, ser surdo. E saber que, quando eu tiver razão em alguma coisa, o outro lado também não me vai ouvir, mesmo se eu sei que ele concorda comigo. Me incomoda supremamente essa surdez seletiva. Me incomoda essa aparente incapacidade de conviver com a discordância, de conviver com as incoerências e incongruências intrínsecas à nossa essência. Me incomoda ao ponto de tirar o sono, fome e vontade de sorrir das coisas que antes me faziam rir às lagrimas. Me incomoda acharmos que é absurdamente impossível aceitar que “o outro lado” não é idiota, tem muitos bons argumentos, não é maquiavélico, não é mais egoísta que nós, tem boas intenções como nós, erra na forma como nós, é casmurro como nós, gosta de Clint Eastwood e é contra o direito de porte de arma, é a favor da despenalização do aborto e é contra a pena de morte, é a favor dos programas sociais do governo e da desoneração das cargas sociais do empresariado, é a favor do direito à propriedade privada e do empreendedor de sucesso ganhar milhões de reais por hora, assim como de desejar que este reverta parte dos ganhos dele para uma sociedade mais justa, etc, etc. Me incomoda muito a aparente incapacidade de lidar com a diferença. Não “somos iguais” e nunca seremos. Lida com isso, de nada serve tentar esconder o Sol com uma peneira.

Podia, infelizmente, continuar esta lista por muitas linhas. E sei que ela é tendenciosa, quem não o é? Tomamos partido quase sempre, temos opiniões, umas fundamentadas, outras não. Isso não desabona ninguém, nem deveria.

E fico profundamente incomodado quando procuro uma pessoa ou ambiente que compartilha os meus valores, só pelo conforto de uns momentos de paz ilusória. E, ultimamente, o cinismo me incomoda. O meu e o dos outros. E cinismo não é hipocrisia. Até pouco tempo, eu usava o cinismo como ferramenta para provocar o pensamento dos outros. Ou pelo menos eu imaginava que assim fazia. Hoje, mesmo se aqui e ali ainda sou cínico (difícil se reinventar tão rápido), tenho a nítida e amarga sensação que nos tornamos cínicos quando nos rendemos. É o último abandono, o derradeiro “baixar dos braços”. E isso dói. E tenho a quase certeza que muitas pessoas pensam assim...

E a parte interessante: enquanto isso, “eles” fazem o que querem. Não é tática nova. Sun Tzu, César, Maquiavel e mais uns tantos personagens que passaram por este planeta, usaram desses estratagemas para benefício próprio.

Só que não encontro pessoas dispostas a se desfazer desses escudos sociais. E não é surpresa nenhuma, se eu também não sei se posso e quero me desfazer dos meus.


E isso me incomoda tanto...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...