6 graus de separação...

Sabem o que isso quer dizer? É uma teoria (não sei se comprovada) que diz que cada pessoa está a 6 graus de separação de todos os habitantes do planeta. Explico: eu conheço uma pessoa A, isso representa um grau. A pessoa A conhece a pessoa B que eu não conheço. A pessoa B está a 2 graus de separação de mim. A pessoa B conhece a pessoa C que nem eu nem a B conhecemos. Eu estou a 3 graus de C e assim de seguida (mais aqui ).

Isto vai levar a uma historia triste. Aquelas coisas que pensamos que estão “longe” de nós...

Tenho jogado Poker online. Melhor. Tenho tentado aprender a jogar Poker. E numa das salas de jogo acabei por conhecer um casal de irmãos de Detroit. Ambos jogam Poker há muito tempo, são muito bons e aceitaram me ensinar alguma coisa para eu parar de perder. Os 2 são novos (acho que têm entre 28 e 30) e a história triste é que ela perdeu o marido no Iraque. Nunca tinha pensado que um dia ia estar tão próximo da tragédia que é essa guerra. Independentemente de não saber as razões dele ter ido, se eles concordavam ou não com a presença dos EUA no Iraque (obviamente que não cheguei a aprofundar a conversa, limitei-me a sentir-me tocado pela tristeza deles).
 
Não consigo deixar de pensar que,como na experiência dos 6 graus de separação, estamos todos ligados, conectados, algo acaba sempre por ser comum a todos, por mais longe que achemos que estamos dessas realidades. E talvez a quantidade de graus de separação seja menor do que acham os cientistas.

Eu estou a menos de 6 graus de heróis da guerra de descolonização, do conflito da ex-Jugoslávia, da guerra de angola, do secretario geral da ONU, e agora de mortos na guerra do Iraque. Ontem, um amigo meu passou por um assalto à mão armada, aqui em Brasília, em pleno "centro" da cidade. Essas coisa nunca estão assim tããããooo longe de nós...

É um mundo muito pequeno...

Comentários

  1. Estava aqui lendo as tags do seu ótimo texto: amizade, amor, globalização, guerra, humanismo, morte, paz. E é interessante como todas essas tags mostram que hoje independe-se o grau de separação que tenho do outro: estamos todos ligados, no matter what.

    A globalização me permite diminuir para 1 grau minha separação de qualquer ser deste planeta. O que me garantiria uma amizade ou um amor. A mídia, hoje, tem feito com que eu sinta a mesma dor pela morte de alguém com poucos graus e muitos graus distantes.

    A guerra, a paz e o humanismo talvez sejam o elo perdido para oficializar que não importam quantos graus de separação eu tenho de alguém pois, no final das contas, como você bem colocou, todos sentimos na pele um tsunami, uma Grécia falida ou uma morte de Osama.

    E é engraçada a hipocrisia da humanidade em achar que a relação é de distância quando na verdade estamos cada vez mais responsáveis pelo outro. Seja ele quem for e onde estiver.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é hipocrisia, Fê. É preciso alguma inteligência para ser hipócrita ou cínico. Tendo a pensar que é ignorância mesmo. E da pior que existe...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 1, de não sei quantos...

Dia 5, de não sei quantos...

Dia 3, de não sei quantos...