As pessoas são naturalmente boas ou más?

Para melhor viver, o que é melhor?
  • Partir do pressuposto que as pessoas são ignorantes, idiotas, mesquinhas, egoístas, etc., e ter boas surpresas pelo caminho?
  • Ou é melhor assumir que em geral as pessoas são boas, carinhosas, inteligentes, altruístas, etc., correndo o risco de ter que apanhar com algumas valentes decepções pelo caminho?
Se eu escolher a primeira opção sou chamado de pessimista arrogante mas pelo menos tenho boas surpresas. Se escolho a segunda vertente sou chamado de inocente-ultra-sensível (um emo...) e vivo levando porrada.
Confesso que já caminhei nas duas trilhas e não consegui chegar a uma conclusão. O engraçado é que mesmo sem ter decidido isso para mim, em termos de educação do meu filho a tendência é aconselhar a segunda opção. Obviamente que não faço idéia se essa decisão é a certa, mas pelo menos demonstra um certo otimismo, não?

Comentários

  1. Desde pequena pensei que todas as pessoas eram boas. Como as dos contos de fadas. Se bem que nos contos de fadas existe sempre a bruxa má, mas nessa nunca acreditei.
    Enganei-me redondamente. Existem realmente pessoas más - intencionalmente más, que sentem prazer no sofrer dos outros, que gostam de provocar esse sofrimento.
    Sofri na pele e castigo-me por ter sido também má... porque acreditei, porque me enganei, e porque sofri.
    Sim, existem pessoas más. Mas acredito que haja pessoas boas.

    ResponderExcluir
  2. Bom... confesso que ainda não "fechei" uma opinião. Uso a desculpa de que sociedade é que tende a corromper as pessoas progressivamente. E a idéia de que uma criança, uma inocente criança possa ser genuinamente "má" é-me bastante difícil aceitar...
    Como dizem, a esperança é a última a morrer :D

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo ;o)

    ResponderExcluir
  4. Você se considera uma pessoa boa ou má? Se partir da premissa de que você é bom, então por que não confiar que outras pessoas também são boas?? Caso você se autodeclare uma pessoa má, de quem você solicitará bondade se você mesmo não a pratica?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 29, de não sei quantos...

Dia 27, de 33!

Dia 26, de não sei quantos...