Mais um "primeiro dia do resto da tua vida"...

Filhote, na sexta passada fui te deixar na nova escola. E como só voltaste de férias na quinta, era o teu primeiro dia de aulas. Passaste para a segunda parte do primeiro grau, mudaste de escola e agora estás na "escola dos grandes". A nova escola já vai ter um ritmo mais próximo do que deve ser o resto da tua vida de estudante - vários professores diferentes, mais exigências, mais matérias, mais colegas/amigos diferentes, mais de tudo ao mesmo tempo. Estavas naquela mistura de ansiedade e felicidade por começar algo novo e diferente. Confesso que eu também. É assustadora a mudança de uma escola com cerca de 200 alunos para uma de cerca de 900, salvo erro. E, contrariamente á anterior, nesta nova tu vais ser um dos mais novos, dos mais "pequenos". Os demais já são adolescentes, com celulares, unhas pintadas e minissaias para elas, penteados engraçados e violentos acessos de acneia para eles (olha, a adolescência é cruel para os rapazes, mas ela passa, ok?).

Algumas notas: aqui se definem definitivamente as personalidades. É o teu primeiro contato com "a selva", simplesmente. Aqui acontecerão as primeiras experiências intensas que, como todas as outras, deixarão marcas para o resto da tua vida. Aviso-te já, os teus hormônios vão enlouquecer inexoravelmente, sem piedade.

Aqui vão provavelmente acontecer os teus primeiros beijos com algum valor (acho que já houve antes, mas estes é que vão valer alguma coisa), aqui vão começar a aparecer aqueles amig@s que não vão ser a minha praia e que vou ter de aturar como o teus avós aturaram os meus amigos loucos varridos (muitos deles continuam meus amigos até agora, mesmo à distância). Aqui, aquela história de amor, aquela palavra que todo mundo usa levianamente, vais começar a tocar do dedo, quase imperceptivelmente. E no entanto vai te parecer um furacão...mas não é. Guarda energias porque vais ter que lidar com isso para o resto da tua vida.

Aqui também, provavelmente voltarás a falar sobre sexo. Espero que consigas falar disso com a tua mãe e eu, como fizemos até agora. Também vais ouvir falar de drogas (provável e infelizmente). Não é para teres medo. Nunca tenhas medo de nada. Felizmente tens muita gente ao teu redor que te pode explicar, sem julgamentos, muitas dessas coisas. Lembras-te da nossa conversa sobre o uso dos palavrões? Pois é, é mais ou menos a mesma lógica. Também terás alterações abruptas de humor, impaciência com os mais velhos, rebeldia, isolamento, o sentimento de não pertencer a esse lugar em algumas vezes. Tudo isso vais sentir na pele com diversos graus de intensidade. Chegarás a ter a sensação de que o mundo está muito errado - e terás razão, muitas vezes. Tenta te lembra que como tudo, vai passar.

Mas não será tudo tão assustador, pelo contrário. Também certamente serão alguns do melhores anos da tua vida. Já tens amigos na nova turma que vieram da escola antiga. Assim vai ser. Estes próximos anos vão cimentar as tuas amizades mais sólidas: BFF, big time! Eu te invejo porque os meus BFF ficaram espalhados pelo mundo. Os teus vão começar a aparecer agora. E vai ser espetacular. Vocês vão fazer de tudo para passar tempo juntos. Provavelmente vão acampar, dormir em casa uns dos outros, sair para o cinema, inventar brincadeiras estúpidas que só vocês acharão piada. Desde que não se machuquem e não machuquem terceiros, vai em frente! Os pais depois hão de brigar, é o nosso papel, da mesma forma que vocês tentarão cumprir o vosso...

Sei que não conseguirás nos falar de tudo, é normal. Mas pelo menso tenta, ok? Algumas vezes fingiremos ter a certeza da resposta só para poderes te sentir seguro nas tuas decisões, mas a verdade é aquela que eu te contei uma vez: não fazemos muito ideia de como fazer para criar um filho. Aprendemos muito fazendo...e errando. Como tu, não é?

---------------------------

Ao escrever este texto, lembrei-me da tua cara ao entrar na aula. Olha ela aqui em cima. Eu sei que não querias fazer esse "papelão". Desculpa :D. É que pareces tão feliz! Acho que estás mesmo feliz. E eu queria registrar esse momento. Como eu te disse, não terás outro "primeiro dia" nessa escola nova. Era só esse. Espero que tenha sido divertido :)

Lembro de ter tremido e me ter emocionado, longe dos teus olhos. A sensação é de que uma etapa foi completada, outra começa. Não faço ideia se a tua mãe e eu - e tios, avós, bisavós e "tios amigos" - fizemos bem, mas fizemos. Essa parte já não pode ser mudada, assunto encerrado. Pensei "como ele está tão grande! Como isso aconteceu? Como tempo pode ter passado tão rápido?".

E voltei para casa ver umas fotos mais antigas, como esta aqui que eu gosto tanto! E, ao olhar, fica evidente que é a mesma pessoa, o mesmo sorriso, o mesmo carinho no olhar. Todos os pais têm dificuldade em deixar os filhos crescer, acredita. Espero que a tua mãe e eu não tenhamos sido muito sufocantes, ok?

Vai lá! Don't worry. Be Happy!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 29, de não sei quantos...

Dia 27, de 33!

Dia 26, de não sei quantos...