Suicídio...

Só a palavra me faz tremer...

No começo desta semana, soube pela minha mãe, que o filho de um casal muito amigo se tinha suicidado. Eu me lembro bem dele, tínhamos mais ou menos a mesma idade. Quando os conhecemos, tínhamos uns 14 ou 15 anos, por aí. Lembro-me que ele tocava violino e tentou algumas vezes me ensinar. Não consigo imaginar como se sente a família dele - pais e duas irmãs. Mandei um e-mail mas só consegui escrever que "não sabia muito bem o que dizer ou fazer para ajudar a amenizar a dor". E senti a dor deles. Sempre sinto a dor deles, certamente nunca na sua plenitude, mas o suficiente para me desequilibrar, me tirar do eixo de forma negativa. Eu estava no meio de uma reunião quando vi o e-mail da minha mãe. E tudo ficou silencioso, os tímpanos taparam como se estivesse num avião...

A sensação de too close to home veio à tona.

Tenho histórias de suicídio e tentativas de suicídio na família. É tabu total. Talvez até vergonha. Provavelmente muita vergonha. No prédio onde eu trabalho, no último ano, duas pessoas se suicidaram saltando pela janela. Como se não bastasse o fato do suicídio em si ser um ato suficientemente dramático, ainda adiciona-se o risco de cair em cima de uma pessoa, com as consequências que imaginam...

Fico muito angustiado com a existência dessa possibilidade nas pessoas. Muito mesmo. É algo tão imprevisível na maioria das vezes. A sensação - paranoica - que qualquer pessoa ao meu redor pode se suicidar a qualquer momento, sem que eu entenda os sinais do seu desespero...é assustador. A impotência...vivo muito mal com a impotência perante certas situações, mas isso é meu problema. Voltando ao assunto, não consigo sequer vislumbrar esse lugar tão negro, tão espessamente escuro e imobilizador, que impede uma pessoa de aceitar - mesmo sem entender - que tudo passa. É a unica certeza que temos, que tudo passa. Um desespero tão grande que faz com que nada ao redor faça sentido. Tudo, absolutamente tudo é menos importante do que o eu e, sobretudo, a minha dor. É o que eu imagino.

Eu já tive os meus momentos de desespero, de dor, de violência interna, de total exaustão...mas nunca chegou ao ponto de apagar tudo o resto. Sempre tive aquele momento em que pensei na dor que os outros sentiriam se me acontecesse alguma coisa. Talvez seja o meu ego superdesenvolvido que me salva, mesmo nos momentos mais down. Parto desse pressuposto que sou muito importante para alguém. E sou. Filhos, pais, irmãos, família, amigos...não consigo conviver pacificamente com a ideia de causar dor. Pelo menos voluntariamente, não tenho controle sobre tudo, claro.

E hoje penso nos pais e irmãos desse rapaz, desse homem. E doi. Uma pena. Que desperdício...

As pessoas deveriam ser capazes de vociferar essa dor. Capazes, não deveriam ter esse direito. Sem ser apelidadas de loucas... A minha vontade ao escrever estas linha se resume a isso: se alguém que leu isto se sentir triste um dia, fale! Fale com alguém. Garanto que alguém vai ouvir. Pode não ser a primeira pessoa nem a segunda, mas uma vai ouvir. E vai ouvir com atenção. E tudo passa. E se não passar, o corpo se habitua. Somos uma máquina espetacular. Como eu disse aqui, a capacidade de sobrevivência do ser humano é surreal. Relativizem. Infelizmente (ou felizmente, neste caso...nem sei) há sempre alguém em pior situação.

E se nada disso funcionar...no pior dos casos, venham visitar o meu canto...sei lá. Deixem uma mensagem...

Comentários

  1. Compartilho totalmente desse "vazio que preenche" a cabeça num caso como esses. Não consigo sequer imaginar tamanha dor, apesar de ter as minhas. Muito menos, consigo entender o mecanismo de uma mente que realiza um ato de tamanha coragem (no sentido de atitude mesmo), e nao consegue encarar/resolver/abstrair o dia a dia, com todas as suas relatividades e dificuldades, comuns a todos nós. Solidarizo-me!
    =(
    Nane

    ResponderExcluir
  2. Esse vazio está um pouco em todos nós, não? Confesso que até agora não decidi (se é que existe uma decisão a tomar...). Se a coragem é de quem vai ou de quem fica...
    Beijo Nane!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia 29, de não sei quantos...

Dia 27, de 33!

Dia 26, de não sei quantos...